QUINOA
fonte da imagem:
A minha alternativa ao arroz! Sim acho que resulta muitíssimo bem, é uma questão de ir adaptando a preparação ao nosso gosto. No meu caso também nunca fui muito apreciadora de arroz e não me custa muito evitar o arroz branco na minha alimentação diária, a quinoa tem feito a substituição e tenho gostado do resultado.
Ao contrário de trigo ou de arroz, a quinoa é uma proteína completa - contendo todos os oito aminoácidos essenciais. Rica em fibra dietética, fósforo, magnésio e ferro. Também não tem glúten e é de fácil digestão. É quase um ingrediente perfeito para ser incorporado na nossa alimentação.
Preparação: é de fácil preparação, tal como o arroz, por exemplo, a sua textura macia e sabor ligeiramente neutro torna-a uma excelente alternativa ao arroz branco ou cuscuz. Quando cozida, os seus grãos quadruplicam de tamanho e tornam-se quase translúcidos.
Antes de cozer a quinoa esta deve ser lavada uma a duas vezes em agua corrente fria para remover seu revestimento amargo. Para a cozedura, por cada chávena de quinoa colocar duas de água, deixe ferver e cozinhe por aproximadamente 15 minutos ou até toda a água evaporar. Esta será a preparação base para uma quinoa cozida que pode depois ser utilizada em pratos salgados ou doces.
fonte da imagem:
A minha receita básica para acompanhar carnes:
Lavo com água corrente fria uma chávena de quinoa, numa panela coloco a quinoa e o dobro da quantidade (duas chávenas de água), tempero com sal q.b. e um fio de azeite, acrescento um punhado de uvas passas (brancas ou pretas como se preferir, mas das mais miudinhas), misturo tudo e deixo ferver até a agua evaporar toda. Atenção na fase final, pois convém lume baixo para não torrar quando começar a ficar sem água.
Acho que resulta muito bem no acompanhamento de carnes.
Comentários
Enviar um comentário