DOCE....MAS MAIS SAUDÁVEL UM BOCADINHO!


Não sei se com vocês acontece o mesmo, mas dou por mim muitas vezes na cozinha a tentar fazer receitas que já tenho à algum tempo e que já usei várias vezes, mas que quero tentar que fiquem um bocadinho mais saudáveis. Sim, só um poucachinho, porque quando me apetece um doce tem de ser doce, mas se pelo menos usar produtos mais naturais, farinhas menos processadas, acho que já vai pesar menos na consciência.
As dicas que vou deixar são muito simples e claro que variam sempre de receita para receita, mas de um modo geral já permitem ter uma noção. Depois é dar largas à imaginação e ir testando, sim porque também a mim já me correu mal algumas vezes, apesar de nunca nada ter chegado a ficar intragável, mas por vezes não obtemos o resultado pretendido logo numa primeira tentativa, é só irmos ajustando nas próximas.

SUBSTITUIR FARINHA BRANCA DE TRIGO POR FARINHA DE TRIGO INTEGRAL
    - Use 3/4 chávena de farinha de trigo integral para substituir 1 chávena de farinha branca.
    A farinha integral é mais densa e pesada do que a farinha branca tradicional, para produzir uma massa com a mesma textura das produzidas com farinha branca, é necessário diminuir a quantidade de farinha integral.

    A substituição total da farinha branca por farinha integral, torna as massas mais pesadas e secas, para tentar contornar isso podemos sempre acrescentar mais uma colher ou duas do liquido que usarmos na receita, ou então, caso desejemos usar a farinha integral mas obter uma massa mais leve, podemos substituir apenas parte da farinha branca por farinha integral, 1/2 chávena ou 1/3 chávena.
    Eu pessoalmente sempre que uso uma receita pela primeira vez com farinha integral, substituo apenas 1/2 da quantidade de farinha branca por farinha integral, vejo como resulta, se a massa já ficar muito mais seca, numa próxima tentativa tento substituir a quantidade de farinha branca na totalidade por farinha integral, adiciono mais um pouco do liquido que usar na receita e reduzo 1/4 a quantidade de gordura da receita para tentar deixar a massa mais leve.

    USAR GORDURAS MAIS SAUDÁVEIS

    Adoro bolo de cenoura, com laranja, com coco, com pepitas de chocolate, é só ter um bocadinho de imaginação e o bolo de cenoura sai sempre diferente. Faço muitas vezes ao fim de semana, pois rende muito e é muito fácil de fazer, basta colocar tudo no liquidificador, colocar na forma e forno. O problema do bolo de cenoura, assim com de outros, é que na minha cabecinha fazia-me um pouquito de confusão 1 CHAVENA DE ÓLEO, sim, isto fazia-me um pouco de confusão e depois achava que por vezes no final ficava com um sabor a óleo muito expressivo. Vai daí, como faço a variante do bolo de cenoura com coco, comecei a colocar óleo de coco em vez do óleo vegetal e agora uso em quase todos os bolos, acho que o sabor do óleo de coco resulta muito bem, seja em que bolo for.
    Normalmente substituo na proporção de 1:1, ou seja, se a receita pede 1 chávena de óleo, coloco 1 chávena de óleo de coco. Contudo, quando é uma receita muito liquida, como acontece com alguma de bolo de laranja por exemplo, reduzo a quantidade ai até menos 25%, pede 1 chávena, coloco 1 chávena menos 1/4. Mas como já disse é uma questão de ir adaptando ao nosso gosto e ver como resulta.

    USAR MENOS UM OU DOIS OVOS DO QUE A RECEITA PEDE

    Um pequenino truque para podermos usar menos um ou dois ovos do que é pedido na receita, digo menos um ou dois pois nunca experimentei substituir na totalidade, eventualmente até poderá resultar, é usar uma colher de sopa de semente de linhaça moída misturada com 3 colheres de sopa de água  por ovo substituído.

    SUBSTITUIR O AÇUCAR REFINADO

    Existem inúmeras formas de substituir o açúcar refinado na receita de um bolo, eu costumo usar açúcar mascavado, pelo menos é mais natural, mas sempre usado com moderação pois não deixa de ser calórico. O açúcar mascavo é a versão bruta do açúcar branco refinado. Assim como os alimentos integrais, ele apresenta maiores quantidades de vitaminas, além de fibras, proteínas, cálcio, fósforo, ferro e potássio; nutrientes que acabam por se perder durante o processo de produção do açúcar refinado, contudo, 100g de açúcar mascavo apresenta 99 calorias, nove a mais do que a mesma quantidade de açúcar refinado.
    Quando pretendo adoçar algo que não irá ser cozinhado, muitas vezes uso o mel, tendo em atenção que nunca é necessário usar a mesma quantidade pedida na receita de açúcar, se a receita indica 1 chávena de açúcar, de mel uso menos 1/4 da quantidade pelo menos. Um exemplo disto é podemos perfeitamente fazer umas panquecas doces, usando uma fruta para dar o açúcar à massa e no final colocar um fio de mel sobre as panquecas, desta forma não usamos açúcar mas a receita continua doce.

    RECEITA DE PANQUECAS DE BANANA SEM FARINHA NEM LEITE

    1 xícara de chá de farelo de aveia
    3 bananas médias
    2 colheres de chá de Linhaça Dourada
    1 xícara de chá de água
    1 colher de chá de fermento em pó
    Óleo de coco

    Preparar: Misturar no liquidificador as bananas, com a agua e a linhaça. Num recipiente juntar a aveia com o fermento. Incorporar o preparado liquido com os secos. Aquecer uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco e colocar uma concha de sopa de massa, 2min e virar. Servir com um fio de mel e frutas a gosto.



    Nota final: As indicações que dou neste post são baseadas nas minhas experiências pela cozinha, como já disse anteriormente, isto de tentar substituir ingredientes só com tentativas é que vamos vendo como resulta melhor. As proporções que indico surgira-me de algumas pesquisas que fui fazendo para este processo, não sendo baseadas em nenhuma informação especifica. Resumindo metam a mão na massa e vejam o que sai...de certeza que vai ser sempre ótimo!!!

    Comentários